5 sinais da falta de proteína

Data da postagem: 31 de outubro de 2016

Com a rotina e as preocupações do dia a dia, é preciso estar atento aos sinais que o corpo nos dá a todo instante. Se você sente extremo cansaço, dor constante nos músculos e perda de cabelo, saiba que esses são alguns dos sintomas da falta de proteína.

As proteínas desempenham um papel fundamental em nosso organismo. Constituída a partir de cadeias de aminoácidos, nossos músculos, cartilagens, ligamentos, pele, cabelo e unhas são compostos basicamente de proteína. Além disso, elas são fundamentais para o metabolismo, assimilação de nutrientes, transporte de oxigênio e de gorduras no sangue, etc. Se o nosso corpo não recebe a quantidade ideal ele começa a apresentar sinais de alerta. Confira alguns deles:

– Cansaço

Você sabia que a fadiga excessiva ou crônica pode ser ausência de proteína no organismo? Dado que a deficiência desse composto é derivada diretamente de uma dieta pobre em calorias, o organismo não conta com energia suficiente para cumprir tarefas comuns. O recomendado por dia é entre 0,7 e 0,8 gramas de proteína por quilo de peso. Em geral, a média de consumo de homens é de 55 gramas e mulheres, 45 gramas, todos os dias.

– Perda de massa

A ausência de proteína também reduz a massa muscular, impedindo a realização de atividades físicas e ocasionando as tão irritantes câimbras. Para suprir a falta de proteína em nosso corpo, a leucina (aminoácido que ajuda a preservar massa muscular) pode ser encontrada em alimentos de origem animal, como carne bovina, cordeiro, carne de porco, frango, peixe, ovos, laticínios e também na soja e, em menor grau, em outros grãos, nozes e sementes.

– Digestão

A falta de proteínas também está associada a problemas digestivos. Para uma boa digestão, os aminoácidos são fundamentais e seus níveis são diretamente proporcionais à nossa ingestão de. Fique atento!

Fraqueza nos cabelos e pele

Você sabia que as proteínas são fundamentais para manter o cabelo saudável e em fase de crescimento? Isso ocorre porque os folículos que os sustentam são feitos de proteína e a falta dessas moléculas os enfraquece. Já as unhas e a pele também dependem das proteínas para se regenerar. A pele é composta por três tipos de proteínas: colágeno, elastina e queratina e os níveis baixos da mesma causam rugas e deixam a pele mais fina.

– Formigamento ou dormência nas mãos e nos pés

O formigamento ou dormência nas mãos e pés estão relacionados com os nervos periféricos, e muitas vezes são combinados com fadiga, depressão, ansiedade e desequilíbrios hormonais. A solução é manter uma dieta balanceada.

Foto: Shutterstock

Categorias: