7 Maneiras de combater o Estresse

Data da postagem: 17 de julho de 2015

Quem disse que é preciso de muito para relaxar e ser feliz? Com o ritmo e o barulho das grandes cidades, é normal nos sentirmos desmotivados, cansados e estressados, mas nada melhor do que desfrutar de pequenos momentos de prazer em meio a correria do dia a dia.

Seja com sua música favorita, um abraço ou um sorriso, separamos 7 maneiras simples e divertidas de combater o estresse. Confira:

– Respire

Para sentir-se bem e relaxado, nada melhor do que respirar tranquilamente. A respiração tem o poder de “resetar” nosso sistema nervoso e levar mais oxigênio para o sangue, causando a sensação de paz e bem-estar.

– Dance

Já dizia aquela frase “quem dança é mais feliz”, por isso, dance! A dança ajuda a liberar toda e qualquer tensão acumulada. Tente ficar estressado enquanto dança: você verá que é impossível.

– Faça uma pausa

Diante de certas situações cotidianas é comum ficarmos estressados, mas nada que tempinho livre não resolva. Seja no trabalho ou em casa, faça uma pausa, respire, inspire, procure outra distração ou feche os olhos (mesmo que por alguns segundos) e relaxe. Dessa maneira, você “esquece” um pouco dos problemas e retoma as atividades mais leve e relaxado.

– Abrace alguém

Nada mais gostoso do que o calor de um abraço. Quando abraçamos, liberamos oxitocina e dopamina, que ajudam a abaixar os níveis de cortisol (o hormônio do estresse) no sangue, por isso, abrace, sempre!

– Cheire algo perfumado

Atualmente, a aromaterapia se tornou uma ótima maneira de aliviar o estresse. De acordo com estudos, cheirar óleos essenciais reduz os níveis de estresse, pois a parte do cérebro que processa os cheiros está situada ao lado do centro emocional do cérebro; assim, faz sentido que cheiros aromáticos possam nos acalmar.

– Ria

Rir é sempre o melhor remédio. Quando damos risada nosso cérebro libera endorfina, substância natural que causa a sensação de alegria e bem-estar.

– Música

Existem canções que simplesmente nos tocam o coração e nos fazem sentir bem! Segundo estudos, a música ajuda a reduzir o estresse, baixando os níveis do cortisol. Por isso, nos momentos mais difíceis coloque sua música favorita e deixe rolar!

Foto: shutterstock

Categorias: