Alimentação no verão

Data da postagem: 15 de outubro de 2014

Quando a estação mais quente do ano vai se aproximando, costumamos pensar muito na saúde da pele e em manter uma boa forma para aproveitar o clube ou praia. Mas a alimentação é o grande segredo para passar um verão tranquilo, leve e saudável.

O apetite se modifica muito por conta das altas temperaturas e o corpo passa a pedir mais líquidos e minerais, que são eliminados constantemente através da transpiração. Os alimentos que estamos acostumados a comer em temperaturas mais amenas precisam ser substituídos por refeições mais leves, mas nem por isso menos nutritivas. E essa época do ano é ideal para quem quer mudar os hábitos alimentares. Veja as dicas:

Fracione – no verão a gente nunca consegue comer tanto como no inverno, que é quando o corpo pede muitas calorias e carboidratos para se manter aquecido. Por tanto, o ideal é fazer as refeições de 3 em 3 horas, assim você garante saciedade e nutrição ao longo do dia.

Substituições – que tal trocar as carnes vermelhas por um filé de frango ou peixe? Para variar, você pode adicionar proteínas no seu prato através dos ovos e também outros frutos do mar, como mariscos, lula, caranguejo… Você pode fazer um jantar especial para a família e ainda variar o cardápio.

Saladas – nada melhor para refrescar o paladar do que uma boa salada fresquinha! As mais comuns podem levar folhas verdes, tomates e pepino. Se quiser diferenciar, você pode usar frutas e até mesmo carpaccio, que também é uma boa maneira de ingerir proteínas.

Frutas – agora é a melhor hora para consumir frutas! E você pode ser generoso e variar sempre que puder. As frutas cítricas refrescam, imunizam o corpo e ainda é possível fazer sucos e refrescos com ela.

Bebidas diferentes – que tal passar na quitanda esse fim de semana e rechear a cesta com ingredientes para sucos e refrescos? Dica: faça “água temperada” adicionando algumas gotas de limão, folhas de hortelã e umas pedras de gelo. É uma bebida refrescante para o corpo e paladar.

Nesta época do ano é indispensável o uso de proteção solar (filtro, chapéus, óculos de sol, etc.) e é proibido sair de casa sem uma garrafinha com água. Lembre-se de se hidratar sempre que possível!

Foto: Shutterstock.

Categorias: ,