Alimentos fonte de zinco

Data da postagem: 18 de dezembro de 2014

O zinco é um mineral importantíssimo para o bom funcionamento do organismo. Ele é encontrado com facilidade em alimentos de origem animal, em sementes e grãos também (alô, vegetarianos!).

O zinco serve para fortalecer o sistema imunológico, deixando o organismo mais forte contra doenças causadas por vírus, fungos e bactérias. A deficiência dessa substância no organismo causa alteração no paladar, que fica menos sensível, queda de cabelo, dificuldade de cicatrização e até problemas de crescimento e desenvolvimento em crianças.

Onde encontrar

A ostra é o alimento que fornece maior quantidade de zinco. Uma única ostra contém 38 mg de zinco, sendo que a necessidade diária é em torno de 8 mg para adultos, 10 mg para crianças e para as grávidas 12 mg.

Além disso, as ostras são ricas em vitamina E, ótimo para a pele, é rica em ácidos gordos ômega 3, ótimo para a depressão, e para o coração, tem a vitamina B, que estimula o cérebro, incluindo a B12, que ajuda no combate à fadiga. Contém vitamina D, necessária para os ossos e dentes, bem como potássio, ferro e selênio.

A carne bovina é uma excelente fonte de zinco, a cada 130 gramas são 4 mg de zinco. Se você adicionar 2 porções de arroz integral, que fornece 2 mg do mineral e uma porção de feijão, que fornece 1, 15 mg, já se tem quase que toda necessidade diária atendida.

94 gramas de farelo de aveia fornecem cerca de 3 mg de zinco. A aveia é um cereal muito nutritivo, rico em fibras, vitaminas e minerais e traz inúmeros benefícios a saúde.

Consumir alimentos integrais é sempre a melhor escolha quando o assunto é saúde. Fonte de fibras, o pão integral fornece em 80 gramas 1,6 mg de zinco. Para completar seu café da manhã, beba cerca de 240 gramas de leite integral, que te fornece 1, 0 mg de zinco.

Imagem: Shutterstock.

Categorias: