Alimentos para controlar a ansiedade

Data da postagem: 26 de agosto de 2013

A ansiedade é uma reação natural do organismo. No entanto, quando em excesso, pode prejudicar o nosso dia a dia. Quem é que nunca se sentiu ansioso e, ao mesmo, tempo teve aquela vontade louca de comer tudo o que via pela frente?

Um dos efeitos da ansiedade é o aumento do apetite e também da produção de cortisol, hormônio que contribui com o acúmulo de gordura. A boa notícia é que alguns alimentos podem auxiliar no controle da reação. Confira:

Erva valeriana

A erva é usada como calmante natural até mesmo pela Secretaria de Saúde de Maringá (PR), devido às suas propriedades relaxantes. Tenha cuidado quanto à procedência das folhas, pois produtos mal armazenados podem conter fungos e causar intoxicações.

Vitamina C

A vitamina C ajuda a diminuir a produção do hormônio do estresse, o cortisol, e combate os radicais livres. Use e abuse do limão, laranja, acerola, brócolis, rúcula, etc. Uma dica é complementar a alimentação diária com suplementos naturais da vitamina.

Magnésio

Nozes, castanhas, cereais integrais, abacate e vegetais de folhas verdes são ricos em magnésio, substância responsável por bloquear o receptor NMDA, causador da ansiedade e do estresse.

Peixes

De acordo com estudos, o ômega 3 reduz em até 20% os níveis de ansiedade. Inclua peixes de água fria (atum, sardinha, salmão) no cardápio junto linhaça, óleos vegetais e azeite de oliva.

Triptofano

Pouco conhecida, essa substância antecede a serotonina (hormônio do bem estar), diminuindo os surtos de ansiedade.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: , , ,