Alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade

Data da postagem: 19 de setembro de 2014

Quando se fala de ansiedade, não estamos falando de um transtorno raro, mas de algo que acomete 85% da população mundial segundo estudos recentes do Psiquiatra Augusto Cury.

Sabemos que várias são as causas dessa condição clínica, nosso propósito não é discutir a doença em si, mas apresentar práticas de estilo de vida associadas a alimentos que podem amenizar os sintomas da doença.

O triptofano é um aminoácido que o corpo usa como matéria prima para produzir a serotonina, este é o hormônio da felicidade. Alimentos ricos em triptofano: castanha de caju, castanha do Brasil, avelã, grão de bico, lentilha, banana, mel, arroz integral e espinafre.

Algumas considerações importantes sobre a produção de serotonina:

– A serotonina é produzida na parte da manhã, então escolha sempre duas fontes de triptofano para ser consumida de manhã.

– O intestino é o local de produção de serotonina, por isso é importante que ele esteja funcionando direitinho. Consuma alimentos integrais, frutas e verduras. Aumente a ingestão de água. Retire os alimentos refinados da sua mesa.

– Tomar sol pela manhã aumenta o estímulo para a produção de serotonina, 20 min. já seria o suficiente para trazer este benefício.

– A prática de exercício físico melhora o funcionamento intestinal e ainda promove uma maior produção de serotonina quando realizada pela manhã. Coloque um tênis e sai para caminhar logo cedo, você vai perceber que seu dia será outro.

– Uma boa noite de sono ajuda a controlar o hormônio do estresse e evita que este prejudique a produção de serotonina. Uma dica para dormir bem é consumir dois alimentos dos citados acima como fonte de triptofano, eles ajudam a produzir mais melatonina o hormônio do sono. Não consuma castanhas à noite, sua digestão é mais lenta e pode interferir na qualidade do sono.

– Cuidado com o uso de estimulantes, eles prejudicam a produção de serotonina e aumentam a ansiedade. Álcool, cigarro, café, chás (mate, preto, branco, verde, vermelho e amarelo), refrigerantes de cola ou guaraná e o chocolate tendem a aumentar a ansiedade. Alguns podem dizer que quando fazem uso destes se sentem melhor, cuidado isso é um sinal de alerta, pois você já pode estar sofrendo de um vício.

Estas recomendações não têm o propósito substituir o uso de medicamentos ou uma consulta com o especialista, elas vão te ajudar a lidar melhor com sua ansiedade e o médico será o responsável por diminuir sua medicação ou até zerar se assim ele entender.

Assinatura-Ricardo-Vargas_021

Categorias: ,