Alimentos que melhoram a memória e a criatividade

Data da postagem: 5 de agosto de 2015

Se você anda meio “esquecido” e sem nenhuma criatividade, saiba que pode ser culpa da sua alimentação. Além do estresse da rotina e o cansaço, a falta de nutrientes nas refeições pode influenciar muito no nosso dia a dia.

Com pequenas mudanças no cardápio podemos ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando a nossa memória. Entre vitaminas, fibras, proteínas e nutrientes, é possível enriquecer, não somente a dieta balanceada, mas também, o nosso lado criativo. Confira alguns alimentos que melhoram a memória e a criatividade:

– Salmão

Nutriente responsável e extremamente necessário para manter o cérebro ativo, o ômega-3 contêm substâncias essenciais que auxiliam na memória, melhoram o desempenho cognitivo e o funcionamento do cérebro. Além disso, o ômega-3 ajuda a reduzir o nível de colesterol e o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

– Café

Não é de hoje que o café é um grande aliado do cérebro. Segundo pesquisas, o café aumenta a nossa atenção, auxiliando a atividade cerebral, a criatividade e a memória.

– Beterraba

Rica em nitrato, a beterraba ajuda na dilatação vascular e na pressão arterial. Os nitratos aumentam o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro, melhorando o desempenho mental.

– Espinafre e couve

Folhas verdes contêm antioxidantes naturais e carregam uma quantidade significativa de ácido fólico. Alimentos ricos em folato auxiliam na memória, diminuem a inflamação e melhoram o fluxo sanguíneo do cérebro.

– Chocolate

Assim como o café, o chocolate ajuda a memória e o fluxo sanguíneo. Além disso, ele é fonte de flavonoides, antioxidante associado a saúde do cérebro.

– Chiclete

Pode parecer estranho, mas pesquisadores da Universidade de Cardiff descobriram que mascar chiclete nos ajuda a ter reações mais rápidas e maior concentração.

– Morango, tomate, amoras e uvas

Algumas frutas e legumes apresentam nutrientes importantes em sua composição, como a fisetina. Essa substância estimula o cérebro, protege o sistema nervoso e previne o envelhecimento das células.

Foto: shutterstock

Categorias: