Alimentos ricos em cromo

Alimentos ricos em cromo

Data da postagem: 9 de janeiro de 2014

O ano começou e muita gente quer entrar em forma. Exercícios, disciplina e muita determinação combinados a uma alimentação balanceada é o caminho ideal. Mas você já se atentou ao que está ingerindo? Uma das soluções para os viciados em doces é o consumo de alimentos ricos em cromo. Esse mineral essencial não só ajuda na distribuição do açúcar pelo corpo, mas contribui diretamente no emagrecimento.

Ainda não muito conhecido, o cromo proporciona incríveis benefícios à nossa saúde. Ao equilibrar a taxa de insulina, hormônio responsável pela redução da glicemia, ou seja, a taxa de glicose no nosso sangue, o cromo previne o surgimento da diabetes e, para quem já a possui, induz a manutenção dos níveis de açúcar.

Mas a dúvida que surge é: e como ele emagrece? O mineral, ao manter as taxas de glicose estáveis e constantes, evita aquela sensação de fome incontrolável e, consequentemente, mantém nossa boca fechada. A farinha branca, ingredimente primário de muitos carboidratos por aí, é absorvida mais rapidamente pelo organismo e “avisa” nosso sistema nervoso de que precisamos de mais alimentos. No entanto, se a trocarmos por farinha integral, a digestão será prolongada e mais bem aproveitada.

Os principais alimentos que contém tal mineral são: carne vermelha; pão de trigo integral; trigo integral; pimenta malagueta; pão de centeio; ostra; batata; gérmen de trigo; pimenta verde; maçã; banana; e cenoura. Para potencializar a absorção do cromo, basta ingerir alimentos ricos em Vitamina C, como, por exemplo, limão, laranja, brócolis, couve-flor, etc.

No mercado, é possível encontrar suplementos à base de cromo e são aconselhados à pessoas que possuem carência ou algum problema durante sua absorção no organismo. A consulta com um médico ou nutricionista antes de qualquer aquisição é de suma importância, uma vez que são eles os capacitados de dizer quem realmente precisa de doses extras de cromo.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: , , ,