Carência nutricional – um problema que precisa ser reparado

Data da postagem: 7 de fevereiro de 2013

Carência Nutricional - Plantando Verduras

Por séculos temos obtido nosso alimento da terra, a maneira como ela é tratada vai determinar a qualidade do alimento que ingerimos. A Bíblia é um livro que tem transformado a vida de muitas pessoas ao longo da história, mas lá também encontramos orientação sobre como deveria ser o cuidado com o solo, a recomendação dada aos israelitas era que deveriam plantar por seis anos consecutivos e no sétimo ano a terra deveria descansar, este era o ano sabático. O mais interessante é que neste ano de descanso as plantas que ficavam sobre o solo disponibilizavam nutrientes que restaurava a qualidade do solo.

Hoje não produzimos mais para subsistência, mas o foco é o comercio, devido a esta mudança tornou-se necessário o uso de muitos produtos químicos para se produzir cada vez mais, porém estes produtos prejudicam a absorção dos nutrientes, levando muitos indivíduos a apresentarem carência nutricional.

Da mesma forma o sistema de produção tem empobrecido o solo devido a uma rotatividade grande de culturas, onde muitos nutrientes são retirados e poucos são repostos através da adubação ao final da colheita. A adubação realizada é insuficiente para promover a correção adequada do solo, sendo adubada basicamente com nitrogênio, fosforo, potássio e cálcio, mas muitos micronutrientes ficam de fora desta adubação.

Estas práticas, seja pela pobreza do alimento devido a baixa disponibilidade de nutrientes no solo ou a presença de agrotóxicos pode conduzir muitas pessoas a apresentar carência nutricional e assim favorecer o aparecimento de doenças, como a anemia por deficiência de ferro, a hipovitaminose A, a cegueira noturna, problemas de memória e até mesmo depressão.

Então o que podemos fazer? Buscar ingerir alimentos orgânicos provenientes de propriedades confiáveis ou com selos que comprovem serem realmente orgânicos, associando está pratica ao consumo de polivitamínicos e poliminerais o que de fato ira garantir uma boa nutrição. Tome cuidado ao escolher seu suplemento, leia o rótulo e busque um suplemento que atenda no mínimo 50% das suas necessidades e no máximo 150%, assim você terá certeza que estará ingerindo uma dose confiável sem o risco de toxicidade.

A Nutryervas pensando em contribuir com sua saúde apresenta o Vigorade, um polivitamínico e polimineral que atende 100% da necessidade de 20 micronutrientes, proporcionando energia, saúde, vitalidade, aumento do sistema imunológico e um potente antioxidante que combate os efeitos do tempo, impedindo o envelhecimento precoce.

Imagem: www.shutterstock.com

Por Dr. Ricardo Vargas de Andrade
Nutricionista
CRN-1 5804

Categorias: ,