Colágeno combate rugas e flacidez

Data da postagem: 22 de julho de 2013

O colágeno é uma importante proteína produzida pelo organismo desde que nascemos, exercendo papéis fundamentais no corpo humano. O principal objetivo do colágeno é combater rugas e flacidez, dando sustentação às células, mantendo-as firmes e unidas. Além disso, é importante componente proteico da pele, dos ossos, das cartilagens, dos ligamentos e dos tendões.

Com o passar do tempo, a produção de colágeno vai diminuindo, podendo chegar a níveis preocupantes. Segundo especialistas, por volta dos 50 anos, produzimos apenas 35% do colágeno que precisamos. Mas, não são só as mulheres mais velhas que precisam se preocupar, pois dos 25 a 30 anos o nosso organismo já começa diminuir a produção. Além disso, o tabagismo e a exposição solar excessiva ajudam a reduzir os níveis da proteína.

Repondo o colágeno

A primeira medida de prevenção é manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos. É possível repor o colágeno na alimentação, ingerindo alimentos de origem animal, como carne vermelha, frango ou peixe. As frutas ricas em vitaminas C, como acerola, laranja e abacaxi, também ajudam o organismo a sintetizar a proteína.

Outra fonte de colágeno é a gelatina, mas também não é o suficiente, pois ela contém apenas 10% da proteína. O indicado é não consumir a gelatina industrializada, pois são ricas em corantes artificiais e açúcar. O correto é usar gelatinas brancas, em pó ou em folha, e colocar um pouco de fruta para dar o sabor.

Quando nutricionistas, médicos ou dermatologistas, avaliam o paciente e chegam a conclusão de que o corpo não está produzindo a quantidade de colágeno necessária, aconselham a usar outras fontes da proteína, como o colágeno em cápsula.

Outras funções do colágeno

Além de combater rugas e flacidez, o colágeno contribui para o combate à celulites, pois ele atua na melhora do sistema linfático, garantindo mais elasticidade e hidratação à pele. Também ajuda no fortalecimento das unhas, articulações e cabelos.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: