Como prevenir a insônia

Data da postagem: 20 de maio de 2016

Nada mais gostoso e revigorante do que o despertar de uma boa noite de sono. Além dos benefícios à saúde, uma noite bem dormida favorece ao organismo, a mente e a vitalidade

Em contrapartida, uma noite mal dormida pode afetar nossa rotina, o desempenho no trabalho, nosso humor e a capacidade de concentração. Atualmente, a insônia atinge a grande a parte da população, sendo 20% dela referida em adultos entre 20 e 30 anos, se intensificando gradativamente comum entre idosos, mas como fugir desse distúrbio?

Com alguns hábitos diários é possível prevenir esse mal que atinge a pessoas de todas as idades. Confira:

– Antes de deitar, procure por atividades tranquilas: ler, assistir televisão ou ouvir música são algumas delas.

– Evite bebidas estimulantes a base de cafeína, como: chá preto, mate, guaraná, café e bebidas a base de cola.

– Você sabia que a prática de atividades físicas regularmente e longe do horário de dormir também ajudam a ter uma boa noite de sono? Além de controlar a ansiedade, a prática de exercícios ajuda a relaxar e a ter uma boa noite de sono.

– Rotinas, por mais que sejam chatas, ajudam a dormir e a despertar melhor. Por isso, organize a sua! O corpo e o relógio biológico correspondem agradecem.

– Bebidas quentes também são uma ótima solução. Antes de deitar, uma xícara de chá ou de leite quente podem ajudar, e muito, na hora de dormir!

– Um banho quente ainda é uma tática infalível e sempre vai bem para os insones pois a água quente ajuda a relaxar os músculos mais tensos.

– Reserve o seu quarto somente para dormir e relaxar. Barulho e outras atividades atrapalham e são também um dos grandes motivos causadores da insônia.

– Caso não consiga dormir, procure distrair-se com alguma atividade tranquila e assim, depois de cansado, volte e tente dormir.

 

Foto: Shutterstock

Categorias: