Dicas para ajudar na digestão

Data da postagem: 15 de junho de 2015

A digestão é um processo de transformações químicas e físicas necessárias e refere-se à quebra dos alimentos orgânicos para que se convertam em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis pela corrente sanguínea.

No organismo, o sistema digestório trabalha em conjunto para transformar alimentos em energia e nutrientes para alimentar todo o corpo e está relacionado ao ato de comer, digerir, absorver e excretar o que não for necessário. Alguns pequenos inconvenientes, como gases, má absorção e síndrome do Intestino irritável, são sintomas comuns causados pela má digestão.

Separamos algumas dicas que vão ajudar neste processo. Confira:

– A digestão se inicia logo com a mastigação, é quando nosso organismo libera uma enzima que facilita a quebra do alimento, por isso, lembre-se de mastigar bem e devagar antes de engolir.

– Mantenha uma rotina com seu corpo. Refeições balanceadas e nos horários corretos ajudam na digestão. Invista em alimentos ricos em fibras e vitamina C.

– Costume antigo, tomar chá após as refeições não só ajuda no processo de digestão, como também, acelerar o metabolismo e combater o inchaço.

– Beba bastante água! Manter o corpo hidratado ajuda a manter o equilíbrio das reações químicas e físicas do nosso organismo, facilitando a eliminação de toxinas pelos rins, combatendo e prevenindo a prisão de ventre.

– Evite a ingestão de líquidos junto às refeições. O tempo recomendado de espera é de 30 minutos.

– Alimentos ricos em ômega 3 auxiliam o intestino e favorecem o processo digestivo. Experimente!

– Acrescente a sua dieta alimentos que possuam fontes de zinco, como frutos do mar, castanhas e cereais integrais. O zinco é um mineral que participa na formação de 25 enzimas importantes na digestão e no metabolismo.

– Pratique atividades físicas, elas auxiliam e aceleram na digestão, aumentando o fluxo sanguíneo para os órgãos e ajudando a processar os resíduos com maior rapidez.

Foto: shutterstock

Categorias: