Doença dos ossos: saiba quais são e previna-se!

Data da postagem: 10 de junho de 2013

Apesar de ser rígido o osso faz parte do tecido ósseo, um tecido conjuntivo com cálcio, fibras de colágeno e proteoglicanas. Nosso corpo é formando por 206 ossos, que têm como função sustentar tecidos moles, garantir nossa mobilidade, proteger os órgãos, armazenar e liberar minerais na corrente sanguínea, produzir células do sangue e garantir a reserva de energia.

Assim como qualquer parte do nosso corpo, o esqueleto humano também está suscetível à patologias e lesões. Os problemas mais comuns são aqueles relacionados aos traumas e doenças degenerativas, como escoliose, lordose e cifose, osteoporose e osteopenia.

A oesteopenia está relacionada à diminuição de fosfato e sais de cálcio nos ossos, sendo precursora da osteoporose. Quando a massa óssea está entre 10% e 25% menor que o normal, a doença é caracterizada como osteopenia. Acima disso, o quadro já é tratado como osteoporose.

A osteoporose também é uma caracterizada pela perda de minerais nos ossos e, para entender a doença é preciso saber que, assim como todo nosso corpo, o tecido ósseo precisa que suas células se renovem constantemente para manter-se saudável. Neste processo de renovação, células chamadas de osteoclastos retiram as células antigas dos ossos, deixando espaço para os osteoblastos preencherem a cavidade com um “novo osso”.

Com o passar dos anos, os osteoclastos continuam a realizar sua função de retirar as células antigas, mas os osteoblastos não dão conta de preencher a cavidade de maneira efetiva, diminuindo a massa óssea do organismo e aumentando o risco de fraturas, mesmo com pequenas quedas. Saiba mais sobre o diagnóstico e tratamento da osteoporose.

Para garantir a saúde dos ossos é fundamental levar uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e sais minerais. Uma dica é complementar a indicação diária de nutrientes com o auxílio de produtos naturais, que garantem uma vida mais saudável sem efeitos colaterais.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: