Estilo de vida do diabético

Data da postagem: 5 de setembro de 2014

Só quem é diabético ou convive com uma pessoa diabética sabe que os cuidados com a saúde mudam completamente ao receber o diagnóstico da doença.

A rotina alimentar deve ser reajustada com a devida orientação médica, pois ao contrário do que se pensa diabéticos não precisam fazer “regime” e sim se alimentar de maneira equilibrada. É preciso evitar a ingestão dos açúcares e carboidratos simples, como os doces, massas e pães, por exemplo. Isso porque eles têm um índice glicêmico muito alto, prejudicando a saúde.

Bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados devem ser reduzidos ou se possível eliminados do cardápio. Além de interromper os benefícios do tratamento, contribui para o ganho de peso, um dos maiores inimigos dos diabéticos.

As atividades físicas também devem fazer parte do cotidiano. Mas atenção! É importante visitar um médico antes de tudo, pois ele fará um levantamento do seu quadro de saúde para saber como anda o nível glicêmico no organismo e também investigar outras possíveis doenças, como problemas cardíacos ou hipertensão. Com os resultados dos exames em mãos, o médico poderá recomendar um exercício físico específico para o caso.

Mudar de hábitos pode ser difícil para muitas pessoas, por isso é importante compreender também a lado psicológico da pessoa. O apoio e ajuda da família e amigos é fundamental nesta etapa de adaptação da nova rotina. A diabetes é uma deficiência no metabolismo e não há cura. Em casa, a família toda pode mudar de hábitos junto com a pessoa, por exemplo.

Categorias: , ,