Exagerou? Cuidado com as festividades de fim de ano.

Data da postagem: 20 de dezembro de 2012

Pequenos exageros são cometidos no dia a dia, porem em período de férias e feriados os exageros são enormes e com eles as consequências.

Seu fígado é responsável por 30% do seu gasto calórico ao final de um dia, isso se ele estiver funcionando bem, esse alto gasto calórico é devido a grande atividade deste órgão. Entre suas funções podemos citar: destruição das hemácias, produção de bile para emulsificação da gordura durante o processo digestivo, armazenamento de energia na forma de glicogênio e controle da glicose sanguínea, síntese de proteínas do plasma, síntese de colesterol, lipogênese ou seja produção de lipídeos como os triglicérides, conversão de amônia em uréia, detoxificação de muitas drogas e toxinas, dentre outras funções.

Os sintomas da intoxicação podem apresentar-se a curto e a longo prazo, cefaleia (dor de cabeça), fadiga, dores musculares, indigestão, tremores, constipação intestinal, tontura, coordenação motora alterada são problemas apresentados rapidamente, caso a intoxicação não seja tratada pode levar a anemia, problemas psicológicos e até mesmo depressão.

Os alimentos que mais sobrecarregam o trabalho do fígado são os ricos em proteínas e gorduras, além do álcool, justamente são estes os mais utilizados nos períodos de festas, nas férias e feriados, além destes os alimentos ricos em agrotóxicos contribuem para a intoxicação do órgão.

Para detoxificar o seu fígado siga os seguintes passos:

Evitar o consumo de alimentos enlatados, comida pronta, temperos prontos estes contém glutamato monossódico, leite e derivados, carne em especial a vermelha, frituras, sucos industrializados e chocolate.

Consumir boas fontes de proteínas pois o organismo demanda além de energia proteína para realizar o processo de detoxificação, mas devemos optar por proteínas vegetais como soja, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, as proteínas devem ser associadas ao consumo de alimentos integrais (massas, arroz, biscoitos, torradas, pães e granola), as frutas cumprem um papel importante no processo elas oferecem energia e ajudam a repor as perdas de minerais, inclua o vegetais refogados e abuse da salada crua no almoço.

Não esqueça é importante beber muito líquido para repor a água perdida e os minerais, beba água, sucos naturais (preferencialmente sem coar), água de coco e chás digestivos e calmantes (boldo, carqueja, espinheira santa, camomila, capim santo, hortelã, maracujá, maçã) eles ajudam na hidratação e limpeza do fígado.

Como a ingestão calórica nestes dias de festas é muito alta elas contribuem e muito para o ganho de peso e este efeito é prolongado caso o fígado não seja detoxificado, então não perca tempo coloque logo em prática estas informações e repita o processo pelo menos uma vez ao mês.

Imagem: www.shutterstock.com
Por Dr. Ricardo Vargas de Andrade
Nutricionista
CRN-1 5804

Categorias: ,