Formas de acelerar o metabolismo

Data da postagem: 19 de setembro de 2013

O metabolismo é responsável por realizar todas as reações bioquímicas que precisamos para sobreviver. Mas, afinal o que faz algumas pessoas terem o metabolismo mais acelerado? De acordo com nutricionistas, 80% da taxa metabólica é determinada pela genética e 20% por fatores externos. Portanto, existem formas de acelerar o metabolismo, confira:

Saia do sedentarismo

A prática regular de exercícios ajuda o organismo a manter o metabolismo funcionando continuamente e acelera a queima de gorduras. Outro ponto positivo é que as atividades auxiliam na transformação da glicose e da gordura em energia, sem produzir a insulina, que ajuda a engordar;

Beba bastante água

Beba muita água ao longo do dia. O líquido auxilia no transporte do oxigênio até os músculos. A falta da bebida deixa o organismo mais lento, menos ativo e queimando menos calorias.

Durma bem

A quantidade e a qualidade do sono influenciam na energia gasta durante o dia. De acordo com estudos, uma boa noite de sono acelera o metabolismo e a queima de gordura. Portanto, procure dormir de 7 a 8 horas por noite.

Escolha os alimentos

Procure fazer apenas três vezes ao dia, pois assim você manterá os níveis de açúcar estáveis, fazendo com que o metabolismo fique acelerado durante o dia todo.

Prefira os carboidratos de baixo índice glicêmico, como grãos integrais, legumes, frutas e verduras. Eles levam mais tempo para serem digeridos e por isso mantém o metabolismo acelerado.

As proteínas também são importantes, pois ajudam na formação de músculos. Estes consomem mais calorias e diminuem a velocidade da digestão de carboidratos. Prefira sempre as proteínas magras, como ovos, cottage, peixes, frango, soja etc.

Alimentos como nabo, rúcula, gengibre e chá verde são indicações da medicina chinesa para acelerar o metabolismo. De acordo com especialistas, eles aumentam o calor interno do corpo e, quando associados a alimentos de sabor picante e amargo, tonificam o baço, um dos órgãos mais importantes para a medicina chinesa.

Categorias: