Frio e o risco de morte

Data da postagem: 13 de maio de 2014

José Wilker falecido em 5 de abril de 2014 aos 67 anos. Jair Rodrigues falecido dia 8 de maio aos 75 anos. Em Maringá hoje dia 13 de maio faleceu aos 62 anos o radialista e apresentador de televisão conhecido como Pinga Fogo. O que estas mortes têm haver?

Aparentemente nada, mas todos faleceram de problemas cardíacos. Quero chamar sua atenção para o fato de estarmos começando o período mais frio do ano, onde a queda da temperatura promove o aumento da pressão sanguínea. As temperaturas mais baixas fazem com que o sangue fique mais concentrado no interior do organismo, as mãos e pés ficam gelados e a pressão aumenta.

Se você não é portador de uma cardiopatia os riscos são menores de sofrer um infarto do miocárdio ou acidente vascular encefálico (AVE). Mas caso você tenha um problema diagnosticado ou faça uso de medicamentos para controle da pressão, diuréticos, medicamentos para redução do colesterol ou controle do diabetes deve ficar alerta.

Abaixo deixo algumas dicas importantes para este período mais frio do ano:

Agasalhe-se bem, o sangue fica mais concentrado no interior do organismo para controlar a temperatura corporal, se faltar roupa o caso piora.
Exponha-se o máximo possível ao sol, ele aumenta a temperatura corporal e favorece a circulação sanguínea diminuindo a pressão.
Caso a pressão esteja alta você pode fazer um escalda pés, colocando os pés na água quente (temperatura suportável) por quinze minutos. Essa prática melhora a circulação e a pressão reduz, se você já faz uso de medicamentos os escalda pés podem impedir que você necessite aumentar a dose do medicamento.
Ingira bastante água ou chá quente neste período, manter a hidratação do corpo é fundamental, pois a diminuição do volume de sangue aumenta a pressão. Importante lembrar que chás mate, verde, preto, vermelho, amarelo ou branco aumentam a pressão, pois contém teína estimulante da mesma família da cafeína.
Diminua a ingestão de sódio ele promove aumento da pressão. Os alimentos com maior teor de sódio são os temperos prontos, macarrão instantâneo, refrigerantes, biscoitos industrializados, pão de queijo e molhos prontos para salada. Dê preferência para o natural.
Faça atividade física, durante o exercício a circulação sanguínea melhora, e a pressão logo após o exercício tende a diminuir. Os efeitos são duradouros por isso vale a pena investir. Busque fazer uma avaliação médica antes de fazer atividade física para que lhe seja determinado o quanto seu coração suporta sem risco, fazer atividade física sem orientação é um risco.
Cuidado com suas emoções, o estresse aumenta a pressão e o somatório de fatores eleva em muito o risco. Sei que não é fácil controlar o estresse, mas um bom estilo de vida pode lhe ajudar.

Meus votos são que você tenha um bom outono/inverno e que possa chegar bem para curtir o verão a estação mais desejada do ano.

Assinatura-Ricardo-Vargas_021

Categorias: ,