A importância dos carboidratos na alimentação

Data da postagem: 29 de junho de 2015

Imprescindível para a saúde, os carboidratos e as proteínas são elementos básicos e fundamentais para uma alimentação saudável.

Para a saúde, a importância dos carboidratos está relacionada diretamente à sua fonte primária de energia, atuando como combustível para o sistema sanguíneo, nervoso, e principalmente, para o cérebro. Além disso, a ausência de carboidratos no organismo afeta a produção de serotonina e a capacidade de raciocínio.

Segundo especialistas, em média, 50% do valor calórico diário ingerido deve ser de carboidrato, variando de pessoa para pessoa e ou dependendo do gasto energético de cada um.  Os carboidratos são responsáveis pelo principal fornecimento de energia para o nosso corpo. Através deles que desenvolvemos nossas atividades diárias.

Para o dia a dia, é importante que ele faça parte da primeira refeição da manhã, horário em que o corpo e o cérebro necessitam de mais energia. Presentes em alimentos como pães, fibras e grãos integrais, ele é essencial para a prática de exercícios. Os alimentos ricos em carboidratos são importantes para uma dieta saudável.

Assim como todo alimento consumido em excesso, os carboidratos tendem a tornarem-se vilões, pois quando não são transformados em energia, se acumulam no corpo na forma de gordura. Um bom motivo para evitá-los nas últimas refeições do dia, quando o nosso metabolismo está lento e cansado.

Foto: shutterstock

Categorias: