Mudança de hábitos para dar mais energia e disposição

Data da postagem: 6 de novembro de 2014

Você dormiu a noite inteira, mas não como gostaria. Acordou como se não houvesse descansado nada e ainda tem um dia inteiro de trabalho pela frente. É como se o dia anterior não tivesse acabado e as energias fugiram de você!

Essa história te soa familiar? Pois é, tem épocas que o cansaço toma conta e só temos vontade de dormir. Mas saiba que isso tudo pode estar relacionado aos maus hábitos do dia a dia. É a correria para levar os filhos à escola, cuidar da casa, do trabalho, do companheiro, dos pais… E acaba sobrando pouco tempo para a pessoa mais importante dessa história: você!

A má alimentação, ausência de alguns nutrientes e falta de atividade física regular prejudicam a saúde. O consumo de alimentos gordurosos, refinados, o estresse e as noites mal dormidas sugam as energias. Por isso é fundamental investir em uma alimentação variada e fazer pelo menos 20 minutinhos de exercícios dia sim, dia não.

Comece de vagar e sinta a diferença

Que tal substituir o pãozinho de manhã por um pão integral? Ele é mais saudável, colabora para o bom funcionamento do intestino e ainda proporciona maior saciedade. Ele é perfeito para ser consumido no café da manhã com margarina ou geléia. O mesmo serve para massas e biscoitos: os integrais são sempre a melhor opção. E isso se deve à farinha destes produtos, que preservou a integridade dos grãos, deixando eles inteiros, com casca e tudo, dessa maneira todas suas propriedades vão direto para seu intestino, que absorve todos os nutrientes e benefícios.

Diminuir frituras, carnes vermelhas e alimentos gordurosos só irá te fazer bem, devolvendo a disposição e aumentando a qualidade de vida. Estes alimentos demoram muito para serem completamente digeridos, exigindo mais energia do seu organismo para metabolizá-los. E o resultado disso você sente na hora: quem aí não gosta de tirar um cochilo após uma boa feijoada? Pois é! A dica aqui é não cortar radicalmente, apenas diminuir a quantidade ao longo da semana.

Evite também o consumo de alimentos refinados, estes são mais saborosos e realmente oferecem energia para o corpo, mas ela não dura muito. Isso acontece porque os grãos da farinha branca foram quebrados, triturados e refinados, desta maneira, sua digestão é bem mais rápida.

Invista em alimentos integrais, frutas frescas, verduras, legumes, sucos e adicione mais carnes brancas no cardápio. Estas possuem pouca gordura, podem ser preparadas grelhadas (sem adição de óleo!) e são digeridas facilmente.

Categorias: ,