NUTRIENTES QUE NOSSO CORPO PRECISA DIARIAMENTE

Data da postagem: 31 de outubro de 2012

São seis os nutrientes que nosso corpo necessita diariamente: carboidratos, gorduras, proteínas, água, sais minerais e vitaminas.

Carboidratos: É através deles que nossas células obtêm energia para realizar suas funções metabólicas. Nesse grupo estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc.), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc.), e os açúcares (mel, melado, frutose, etc.).

Gorduras: Cientificamente conhecidas como lipídios, as gorduras são a maior fonte de armazenamento de energia no organismo e também auxiliam no transporte e absorção de vitaminas A, D, E e K. São fontes de gorduras o azeite, manteiga, óleos vegetais, oleaginosas, ovos e carnes.

Água: A água é indispensável para a vida humana, pois se estima que o peso do nosso corpo seja constituído por cerca de 65% desse elemento. Em condições de temperatura normal, um adulto necessita ingerir cerca de dois litros de água por dia. A principal fonte de água vem dos líquidos, porém os alimentos, principalmente frutas e hortaliças possuem quantidades de água significativas para o organismo.

Vitaminas e sais minerais: Não fornecem energia, mas são essenciais em pequena quantidade para regular muitos dos processos metabólicos. Os alimentos tanto de origem animal como vegetal os contem numa grande quantidade.

Proteínas: As proteínas constituem a base estrutural do nosso corpo e são indispensáveis para a formação e crescimento dos músculos, órgãos, pele e ossos. Além disso, elas também fornecem energia. Existem em maior quantidade em cereais como a quinua, arroz integral, milho, trigo, leguminosas e também em ovos, leite e carne de animais.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: , ,