O que é gordura no sangue?

Data da postagem: 20 de maio de 2013

Você já deve ter ouvido falar sobre os perigos da gordura no sangue. O termo se refere ao colesterol, um tipo de lipídio, produzido no organismo. Apesar de divulgada amplamente como vilã, a gordura também cumpre papel essencial em nossa saúde, como a produção de hormônios, ácidos biliares e vitamina D. O problema está na quantidade. Quando em excesso, o colesterol aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Tipos de colesterol

LDL: conhecido como ‘mau’ colesterol, o LDL fica depositado nas artérias, podendo provocar entupimentos.

HDL: este colesterol é aquele considerado ‘amigo do coração’ ou ‘bom’ colesterol. Retira o excesso de colesterol nas artérias, diminuindo a formação das placas de gordura, responsáveis pelo aumento da pressão sanguínea.

A soma de todos os tipos de colesterol é chamada de “Colesterol total”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis de colesterol no sangue considerados saudáveis são de até 200mg/dL de sangue (Colesterol total), acima de 34mg/dL (HDL) e abaixo de 130mg/dL (LDL).

O consumo diário de colesterol não deve ultrapassar 300mg por dia. Quando em excesso, a gordura no sangue leva a doenças coronarianas e aterosclerose (endurecimento dos vasos sanguíneos).

Apesar de, em alguns casos, estar associado à herança genética, o nível de gordura no sangue pode ser controlado com alimentação balanceada e hábitos saudáveis de vida.  Além disso, algumas substâncias naturais também podem complementar a alimentação de forma a reduzir a absorção de gorduras pelo organismo.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: , ,