O QUE FAZ BEM PARA A SUA COLUNA

Data da postagem: 1 de novembro de 2012

Ela é responsável por nos manter em pé, dá mobilidade ao corpo e ainda protege a medula espinhal. Por isso tudo, ela merece cuidados especiais. E, para enchê-la de mimos, você só precisa prestar mais atenção nos movimentos que faz ao se deitar, ao se levantar, enquanto está em pé ou deitado. Veja algumas instruções:

Ao se deitar para dormir: a posição de barriga para cima, com um travesseiro baixo na cabeça e outro sob os joelhos, é a melhor. Se ela for desconfortável, deite-se de lado, com um travesseiro um pouco mais alto, capaz de preencher o espaço entre o colchão e a sua orelha, mantendo a coluna alinhada, sem forçar o pescoço.

Ao se sentar: encaixe o quadril no ângulo de 90º formado entre o encosto e o assento de cadeira, apoiando totalmente as costas. Regule a cadeira de modo que a sola dos pés fique apoiada no chão e as coxas, na mesma linha do quadril. Levante a cada 45 minutos para uma pausa de 10 minutos em pé ou caminhando.

Ao se levantar da cama: vire o corpo para um dos lados e coloque as pernas para fora como contrapeso. Apoie-se nos braços, contraindo o abdome, suba o tronco até ficar sentado. Só depois você deve ficar de pé.

Ao dirigir: evite reclinar demais o banco. Regule-o num ângulo de 100º em relação ao solo. Apoie as costas e a cabeça e encaixe o quadril no ângulo de 90º (entre o encosto e o assento). Não estique nem flexione muito os joelhos.

Ao agachar para pegar um objeto: flexione sempre os joelhos e não o tronco. Abaixe com as costas retas, contraia o abdome e foque na linha do horizonte. Pegue o objeto com o joelho flexionado e aproxime-o o mais perto possível do abdome, principalmente se for pesado. Mantenha a coluna ereta, estique os joelhos , até ficar em pé.

Em pé: divida o peso entre as duas pernas. Evite parar sobrecarregando uma perna só. A cada 45 minutos na mesma posição, caminhe ou sente-se por alguns minutos.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: , , ,