O que todo corredor deve saber

Data da postagem: 1 de setembro de 2014

A corrida de rua está cada vez mais popular e isso é ótimo para a comunidade de corredores, que ganha força a cada dia! Mas para quem pensa que o esporte é simples, está enganado. Realmente não há muitas complicações, mas logo que você começa a investir nas passadas, se depara com alguns obstáculos que podem atrapalhar seu ritmo. Por isso, listamos algumas dicas para melhorar seu desempenho nos treinos e nas provas de rua. Veja:

1. Roupas e tênis

Os tecidos mais recomendados para praticar qualquer atividade física são o poliéster ou Dryfit, que ajudam com a transpiração e não retém o suor, diferente das roupas feitas de algodão, que ao ficar molhada, gruda no corpo e diminui seu rendimento. Já para os pés, é importante lembrar que os tênis não são eternos, e embora possam parecer novos, eles perdem o amortecimento e estabilidade ao longo do tempo, podendo prejudicar o seu desempenho e até mesmo ocasionar lesões.

2. Pausa para caminhada é parte do treino

Saiba que a caminhada não é sinônimo de “jogar a toalha” e não há problema algum em dar uma pausa andando. Pelo contrário, essa é uma estratégia para que o seu corpo se acostume com os novos estímulos impostos pelo exercício. A dupla corrida e caminhada é uma maneira muito benéfica, para melhorar a sua forma física e ganhar resistência.

3. Não corra todos os dias

É recomendado descansar dois dias por semana pelo menos. Lembre-se que o descanso também é parte do treinamento, já que os seus músculos precisam se recuperar. Além disso, é fundamental investir em um bom tempo de sono – e de qualidade. Enquanto dorme, seu corpo recupera corretamente os danos causados por um exercício intenso e se prepara para um novo dia de corrida.

6. Atenção à hidratação

Alguns corredores iniciantes não gostam de beber água enquanto correm por estarem preocupados apenas em manter a técnica da corrida. Se você estiver correndo por 30 minutos, realmente, não precisa beber água durante o treino. Mas se a corrida vai demorar mais que isso é preciso fazer uma pausa para se hidratar a cada 20 minutos, mais ou menos.

7. Cuidados com a alimentação

Ao iniciar a prática de qualquer atividade físicadieta equilibrada no dia-a-dia. Não é só porque você começou a malhar que pode comer qualquer coisa. Pelo contrário, ingerir alimentos muito gordurosos, com altas taxas de açúcares e carboidratos ruins pode prejudicar seu rendimento e até mesmo sua saúde. Por isso, o próximo item é…

8. Faça check-up

Os exames médicos são fundamentais para a sua segurança, para conhecer melhor seu corpo e  para definir suas limitações. Na maioria das vezes, um pequeno problema não detectado precocemente pode agravar-se com o decorrer dos treinos, e por em risco toda sua temporada. Por isso, a cada seis meses procure realizar um teste ergométrico ou ergoespirométrico com acompanhamento de um cardiologista. Outra dica é procurar por uma boa avaliação nutricional e ortopédica para não ter problemas futuros.

E você:  tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário aí embaixo.

Categorias: , , ,