Óleo de Prímula – forte aliado contra sintomas da TPM

Data da postagem: 24 de junho de 2013

Você já ouviu falar das flores que se abrem ao entardecer? Mais que beleza, elas oferecem benefícios à nossa saúde. A prímula é uma planta nativa da América do Norte da qual se extrai um óleo rico em ácido gama linolênico, um ácido graxo essencial que não é produzido pelo nosso organismo e, por isso, precisamos ingeri-lo. Este é o conhecido óleo de prímula.

De acordo com nutricionistas, a falta de ácidos graxos essenciais no organismo afeta nossa saúde com dermatite, envelhecimento precoce, hiperatividade infantil e a tão temida tensão pré-menstrual.

Um estudo do Centro de Medicina Integrada Cedars-Sinai, da California, confirmou a eficiência da prímula administrando o fitoterápico em 68 mulheres que sofriam de TPM. Após três meses, os sintomas desapareceram totalmente em 61% das entrevistadas e em 23% dos casos as mulheres apresentaram melhora parcial. Somente 16% das mulheres não sentiram nenhuma diferença após o tratamento.

Por ser rico em ácido linolênico, o óleo de prímula é precursor de prostaglandinas da série 1, substâncias que regulam os hormônios femininos e tem efeito antiinflamatório. Por isso, é indicada no tratamento contra a TPM, pois atenua sintomas como alterações de humor, dor nas mamas, retenção de líquidos e indisposição.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: , , ,