Os benefícios do Alho Negro

Data da postagem: 3 de outubro de 2016

Muito além do tempero, o alho é um alimento indispensável em qualquer cozinha e extremamente eficaz à nossa saúde. Popular na culinária coreana, o alho negro nada mais é do que o alho comum, mas com uma pequena “diferença”.

Sob temperatura e pressão controlada, o alho passa por um processo de fermentação, produzindo melanoidina, substância responsável pela mudança de cor e textura, por isso esse nome. Sem aditivos ou conservantes, além da coloração, a diferença também está em seu sabor: leve e adocicado, perfeito para quem não aprecia o sabor do alho comum.

Graças ao seu valor nutricional, o alho negro vem conquistando cada vez mais o prato e o paladar daqueles que procuram por alimentos ricos em vitaminas A, B1, B2, e minerais, como cálcio, magnésio e zinco.

Com inúmeros benefícios a saúde, ele possui ação antioxidante – diminuindo o estresse e os radicais livres – melhora a circulação e a imunidade, combate doenças cardiovasculares, ajuda a regular a pressão arterial e os níveis de açúcar, inibe a produção de gordura, acumulando menos colesterol e menos gordura hepática, combate a insônia, gripes e resfriados, protege e fortalece o fígado e, ainda, ajuda a diminuir o cansaço e a fadiga.

Para quem procura incluir o alho negro nas refeições, graças a seu sabor, ele pode ser consumido in natura, refogado, usado como tempero, mergulhado no azeite ou junto a outros alimentos e através de receitas de pizzas, bruschettas, spaghettis.

Com tanta coisa boa, o alho negro é a opção ideal para quem procura manter a dieta em dia, completando o cardápio de maneira correta e saudável. E ai, que tal?

Foto: Shutterstock

Categorias: