Os benefícios do Arroz: escolha o seu!

Data da postagem: 15 de agosto de 2016

Presente em inúmeras culturas gastronômicas, consumido de diversas maneiras e rei da mesa (junto ao feijão), o arroz é um dos alimentos mais saudáveis e favorito nas refeições dos brasileiros. Combinados a pratos frios e quentes ou misturados à especiarias, ele é um alimento rico em nutrientes que fornecem energia e colaboram com a saúde.

Perfeito para quem procura manter uma dieta balanceada, pois não contém glúten, o arroz é rico em diferentes tipos de vitaminas, como B e D, cálcio e minerais, essenciais para o nosso corpo.

Fonte de carboidrato, o arroz é um dos cereais mais cultivados no mundo, deixando de ser apenas um mero acompanhamento para tornar-se o protagonista da mesa. Graças a sua variedade, cada tipo possui vitaminas e valores nutricionais variados, atuando de diferentes formas no organismo. Confira os benefícios de cada arroz para a sua saúde:

– Branco

O arroz do dia a dia, é o menos nutritivo pois tem sua casca retirada durante o processo de fabricação, sendo apenas fonte de carboidratos e proteínas.

– Integral

Com uma camada externa, o arroz integral não passa por muitos processos de industrialização, o que o mantém com maiores propriedades nutricionais. Com uma consistência escura e mais firme, ele é rico em manganês, selênio e vitamina B, além disso, o alto teor de fibras auxilia na digestão e no funcionamento do intestino, o que ajuda a prevenir a doença de Alzheimer.

– Parboilizado

Sem aditivos químicos em seu processo, o tipo parboilizado se difere por seu baixo valor calórico, fibras, sais minerais e valor nutritivo que são as vitaminas do complexo B, essenciais para quem procura perder peso.

– Arroz Preto

Conhecido como o “arroz proibido”, o arroz preto é originário da China e cultivado há mais de 4000 anos. Servido al dente, este tipo se destaca pelo sabor e pelo elevado teor de ferro e antioxidantes que combatem os radicais livres. Por ser rico em ferro e compostos fenólicos, ele também combate a anemia.

– Selvagem

Rico em compostos fenólicos, o arroz selvagem contém propriedades anti-inflamatórias, funcionando também como excelente antioxidante natural, livre de radicais livres. Além disso, este tipo de arroz é essencial para os cuidados com a pele, evitando o envelhecimento precoce, irritação e vermelhidão.

Foto: Shutterstock

Categorias: