Para que serve o colágeno? Conheça seus benefícios!

Para que serve o colágeno? Conheça seus benefícios!

Data da postagem: 12 de novembro de 2013

O colágeno é uma proteína feita de aminoácidos, que por sua vez é formado de carbono, oxigênio e hidrogênio. O colágeno constitui aproximadamente 30% das proteínas no organismo e são estruturas resistentes encontradas em todo o corpo: nos ossos, tendões e ligamentos.

Mas, afinal para que serve o colágeno?

Existem mais de 25 tipos de colágeno em nosso organismo – suas fibras dão força e estrutura para diversas partes do corpo, sendo um dos principais componentes da matriz extracelular, característica que dá forma aos tecidos conjuntivos em seres humanos e outros mamíferos.

O colágeno é necessário para conservar a juventude e renovar a pele, é também essencial para a elasticidade do tecido conjuntivo da pele, permitindo que ele se expanda e contraia, sem danificar qualquer tecido.

A substância também melhora a flacidez e a celulite, fortalece as unhas e os cabelos, diminui a incidência de estrias e dá brilho e vitalidade aos cabelos.

Para reforçar esses benefícios deve-se consumir alimentos ricos em colágeno, como carnes vermelhas ou brancas e gelatina. Para melhorar a absorção da proteína presente nos alimentos, uma dica importante é consumir vitamina C na mesma refeição. A vitamina potencializa a absorção do colágeno em até oito vezes.

Você também encontra colágeno em cápsulas. Além dos benefícios, o produto ajuda no emagrecimento, pois sacia a fome.

Para saber um pouco mais sobre o colágeno, confira o vídeo com o nutricionista da Nutryervas, Ricardo Vargas:

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: , , , ,