Pectina emagrece?

Data da postagem: 24 de janeiro de 2014

Descoberta em 1825, na França, a pectina está presente nas frutas cítricas, no pêssego, na pêra e, principalmente, na maçã.

Por ser uma fibra solúvel, a pectina retém água e forma uma espécie de gel no estômago, sendo um composto muito importante para a digestão. Ela facilita a síntese de proteínas e lipídios, e regula a absorção de carboidratos pelo organismo.

Especificamente, o gel de pectina age como uma espécie de esponja de gordura, fazendo com que parte dos lipídiosnão seja absorvida, masexcretada pelo organismo. Além disso, este mesmo gel torna o esvaziamento gástrico demorado, deixando a sensação de saciedade por mais tempo depois da refeição.

Auxílio na dieta

A pectina, ao diminuir a velocidade do esvaziamento gástrico, ainda colabora para que a glicose seja absorvida de forma lenta pelo organismo, reduzindo também aquantidade de gordura que o corpo consegue estocar.

Dessa forma, ela se torna um ótimo auxílio para quem quer perder peso, além de seruma propriedade interessante para diabéticos. Pessoas com colesterol alto também pode tirar bom proveito desta substância.

Inclua a pectina em sua alimentação

Sempre que possível, tenha uma alimentação balanceada com frutas cítricas no decorrer do dia. Assim, você favorecerá a presença da pectina (e seus benefícios) por mais tempo no organismo.

Para reforçar, existem suplementos que ajudam na ingestão diária da pectina. Um exemplo é a Fibra de Maracujá, que, além de ser rica desta fibra solúvel, também possui muitas vitaminas e minerais essenciais, como fósforo, ferro e vitamina B.

Outra opção é o NutryRedux, uma associação de fibras solúveis (pectina e mucilagens) que auxilia na regularização do trânsito intestinale na preservaçãodas células quanto aos danos provocados pela ação dos radicais livres.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: