Problema, tempestade ou marolinha? (Parte 1)

Data da postagem: 16 de janeiro de 2013

Há uns poucos anos atrás a Europa e os EUA encontravam-se em meio a uma crise econômica, não podemos dizer que eles saíram da crise, mas amenizaram a situação por momento. No meio deste caos me lembro de uma frase proferida pelo nosso ex-presidente, a crise para o Brasil vai ser uma marolinha. Não quero entrar no mérito se os últimos anos da política foram bons ou ruins para o Brasil o que quero relembrando este fato é dizer que dependendo do estilo de vida que levamos os problemas poderão ser uma tempestade ou apenas uma marolinha.

Nosso estado de saúde nos permite absorver os problemas ou ser sucumbidos diante de determinadas situações, o estresse sempre existiu, mas nunca foi considerado um problema, pois as pessoas sabiam lidar melhor com os desafios que todos os dias nos são apresentados. Vamos verificar alguns fatos importantes do estilo de vida que favorece a resolução de problemas.

Primeiro devemos ter sempre em mente que somos um ser racional, fomos dotados por Deus de uma região no cérebro chamada de córtex pré-frontal, nesta área encontra-se o centro da racionalidade, já o sistema límbico é o responsável pelas emoções. Nunca devemos permitir que o centro das emoções prevaleça, quando, o assunto é resolução de problemas.

O estilo de vida que levamos vai determinar o nível de cortisol circulante na corrente sanguínea, este é o hormônio do estresse, sempre que persiste elevado na corrente sanguínea, dificulta a tomada de decisões racionais, fazendo que o indivíduo tome decisões baseadas na emoção. O controle deste hormônio está diretamente relacionado ao horário que vamos dormir, é durante o sono que nosso organismo realiza o controle deste hormônio nos permitindo acordar com a mente lúcida para enfrentar um novo dia.

Imagem: www.shutterstock.com

Deve-se ter sempre em mente que o melhor horário para dormir é entre 21:00h e 22:30h no máximo. Se formos dormir até as 22:30h, por volta das 2:00h da manhã teremos o menor nível de cortisol do dia e a maior capacidade de resolução de problemas, quantas pessoas que você conhece ou até mesmo você já passou pela experiência de acordar no meio da madruga com a solução para um problema que parecia sem esperança, então durma com papel e caneta sempre a mão.

A prática da atividade física também contribui para o cérebro estar funcionando bem e assim favorecer a resolução de problemas, essa prática melhora a circulação sanguínea levando mais oxigênio, água e nutrientes para o cérebro, melhorando o seu desempenho. O exercício ainda diminui as dores do organismo e causa relaxamento muscular melhorando nossa capacidade de concentração.

Ingerir quantidade suficiente de água melhora o desempenho cerebral já que nosso cérebro é composto por 85% do peso em água. A água não deve ser ingerida somente em um horário do dia, algumas pessoas estão desenvolvendo o hábito de tomar vários copos de água em jejum, e durante o dia quase não bebem água imaginando que praticamente já atenderam sua necessidade de água. Está prática não é correta, o cérebro precisa de hidratação ao longo do dia, somente a noite o volume deve ser reduzido, pois caso contrário o indivíduo terá que acordar várias vezes durante a noite prejudicando seu sono.

A alimentação também cumpre um papel importante no processo de resolução de problemas, primeiro o intestino deve estar funcionando bem, intestino constipado faz com que as fezes acumuladas produzam toxinas que através da corrente sanguínea chega ao cérebro causando irritação e mau humor, os alimentos integrais são a solução para este problema. Alguns alimentos ajudam a controlar o hormônio do estresse pois são fontes de triptofano. O triptofano é um aminoácido que o organismo usa para produzir a serotonina, este é o hormônio da felicidade. Alimentos como castanha de caju, avelã, lentilha, grão de bico, espinafre, arroz integral são fontes que ajudam a produzir a serotonina, estes devem ser consumidos durante o dia, mas pelo menos duas fontes deveriam estar na nossa mesa no jantar.

Transforme seus problemas em marolinha cuidando do seu estilo de vida e um feliz 2013.

 

Por Dr. Ricardo Vargas de Andrade
Nutricionista
CRN-1 5804

Categorias: , ,