Psyllium emagrece?

Data da postagem: 20 de novembro de 2013

O psyllium é uma planta medicinal rica em óleos essenciais que favorecem a saúde e ajudam na perda de peso saudável. Mas afinal, psyllium emagrece?

Originária dos solos áridos e arenosos do Mediterrâneo, a erva psyllium ficou popular quando árabes e persas a difundiram na Índia, começando a ser utilizada pelos europeus somente no século XIX.

O psyllium é conhecido por melhorar o funcionamento do intestino de forma natural. A erva é composta por L-arabinose, D-xilose, ácido galacturônico, fibras, mucilagens e óleos. São as mucilagens as responsáveis pela grande absorção de água, que aumentam o volume fecal, retardam o esvaziamento gástrico e também a absorção de glicose.

Por ser rico em fibras, o psyllium também dá a sensação de saciedade, sendo um ótimo aliado para quem busca perder peso de um jeito natural e saudável. No entanto, se o seu objetivo é emagrecer, é preciso realizar uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e praticar alguma atividade física.

E se engana quem pensa que os benefícios do psyllium param por aí. A erva também pode ser usada por diabéticos, pois ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, além de diminuir o colesterol ruim (HDL) e aumentar o bom (LDL).

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: , , , , ,