Saúde em dia: como desinchar o corpo

Data da postagem: 5 de setembro de 2016

Causa e sintoma de muitas doenças, o inchaço é uma das principais razões de incômodo, tanto de mulheres como de homens.

A retenção de líquidos, como é conhecida popularmente, é provocada pelo acúmulo excessivo de água no organismo, o que leva ao inchaço do corpo ou parte dele, como barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e mamas.

Entre as principais causas estão a má alimentação, rotina desregrada, reações inflamatórias e problemas de circulação sanguínea. Caso não haja doença renal ou cardíaca envolvida, para evitar esse desconforto, separamos 3 dicas indispensáveis de como desinchar o corpo e manter o organismo em dia:

– Beber muito líquido

Para evitar o inchaço, uma quantidade considerável de água por dia é ideal para se manter bem hidratados e prevenido da retenção de líquidos. Para esse ingestão diária é considerável no mínimo 1,5 litro de água por dia, incluindo e alternando com sucos e chás.

– Comer devagar

Você sabia que mastigar os alimentos previne o inchaço? Por isso, é muito importante comer devagar. Este hábito contribui para uma boa digestão e evita o consumo excessivo de alimentos.

– Atividades físicas

Ficar muito tempo sentado ou deitado diminui o retorno venoso, fazendo com que as pernas fiquem mais inchadas e pesadas. Para evitar, procure fazer uma pausa durante o trabalho, levante-se, caminhe um pouco. Outra boa dica é praticar algum tipo de exercício, como corrida, caminhada ou, até mesmo, andar de bicicleta. O importante é não ficar parado.

Foto: Shutterstock

Categorias: