Sopa – ótima para o inverno

Data da postagem: 24 de julho de 2013

Quando ouvimos falar em sopa três mensagens vem a nossa mente. Uma sopinha cai muito bem no inverno. Sopa, ótima para quem está se recuperando de algum probleminha. E por último, sopa? É dieta!

Sopa é assim: ou você ama ou odeia. Mas a questão é, que tipo de sopa você gosta? Podemos fazer uma sopa de legumes, com carne ou até um creme, geralmente nenhuma destas versões causa algum problema. Mas tem um tipo de sopa que não deveríamos ingerir: as sopas prontas!

Toda sopa pronta contém glutamato-monossódico, um realçador de sabor. Este realçador de sabor tem sido pesquisado devido aos efeitos colaterais associado ao seu consumo. Alguns efeitos relacionados são: maior ingestão de alimentos devido à estimulação das papilas gustativas, o que favorece a obesidade; distúrbios cerebrais como aumento da irritação e até confusão mental; aumento de pressão sanguínea entre outros.

Faça a opção por uma sopa saudável utilizando um caldo de legumes feito em casa (receita já compartilhada com vocês). Escolha alimentos frescos e preferencialmente verduras da época, pois contém menor quantidade de agrotóxicos.

Sopas de verduras tem densidade energética menor sendo indicada para pessoas que desejam comer algo saudável, saboroso e pouco calórico. Sopas feitas com carne podem trazer uma saciedade maior devido a uma digestão mais lenta, o problema é que em alguns casos você pode ir dormir sem ter terminado a digestão, prejudicando o padrão do sono favorecendo o ganho de peso. Os cremes são boas opções juntamente com as sopas feitas de leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, etc.) elas são de mais fácil digestão porem, promovem saciedade prolongada, não são tão calóricas e ótima opção para o inverno.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: