Por que tomar cálcio com vitamina D?

Data da postagem: 7 de novembro de 2013

O cálcio e a vitamina D são dois nutrientes fundamentais para o crescimento e manutenção da saúde óssea.  De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, um adulto deve ingerir 1000 mg de cálcio e 10 a 20 microgramas de vitamina D diariamente.

Mas então, por que tomar cálcio com vitamina D?

A questão em torno desta polêmica se deve em torno do fato de que nem sempre todo o cálcio consumido é aproveitado pelo organismo. O alto consumo de proteínas de origem animal, sódio, cafeína, farinha, açúcar e outros alimentos altamente industrializados prejudicam a absorção do cálcio, aumentando sua excreção pela urina.

Por isso, além de ingerir a quantidade ideal de cálcio é preciso garantir a biodisponibilidade do mineral, ou seja, é necessário ter a certeza de que nosso organismo está usufruindo dos benefícios do nutriente. E é aí que entra a vitamina D.

Sem a vitamina D, apenas 10 a 15% do cálcio é absorvido. Além disso, sem a vitamina o cálcio não consegue se fixar nos ossos da maneira ideal.

Para aproveitar esta vitamina é preciso garantir a exposição ao sol. Apenas 20 minutos ao sol, três vezes por semana, já são suficientes para manter os níveis necessários da vitamina D no organismo.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: , , ,