Trocas saudáveis para uma vida melhor

Data da postagem: 17 de outubro de 2016

Na constante busca por uma vida mais saudável, muitas vezes, focamos somente na prática de atividades físicas e esquecemos de cuidar da alimentação.

Independentemente da sua dieta, alimentar-se bem é mais que essencial para quem procura manter a forma e, principalmente, a saúde, mas como manter esse hábito em dia? Com pequenas mudanças é possível melhorar e completar a sua rotina alimentar. Conheça algumas trocas alimentares para uma vida mais leve e melhor:

– Enlatados por congelados

Seja pela praticidade ou economia de tempo na cozinha, os alimentos enlatados podem (e devem) ser trocados pelos congelados. Os enlatados contêm conservantes, sal e, eventualmente, açúcar como ingredientes adicionais, por isso, uma boa opção é preferir sempre os que vem em embalagens congeladas, onde a validade e o poder nutricional é maior.

– Leite de vaca por leite de arroz

Rico em gordura, o que dificulta a vida de muitas pessoas intolerantes a lactose, o leite de vaca pode ser substituído pelo leite de arroz, leite de amêndoa ou leite de aveia, que você pode comprar pronto no supermercado ou até mesmo fazer em casa, tornando se um a opção leve e rica em nutrientes.

– Recipientes de plástico por de vidro

Não importa a marca, os recipientes de plástico podem conter substâncias cancerígenas como o BPA. A fim de reduzir este risco, a melhor opção é trocar o plástico por vidro, ou com indicação que não possui essa substancia na sua fabricação. Fáceis de limpar, os recipientes de vidro não ficam manchados e ainda podem ser usados para servir à mesa.

– Chocolate em pó por Alfarroba

Opção leve e saudável, a Alfarroba pode substituir facilmente o chocolate graças a suas propriedades nutricionais. Conhecida também como “chocolate saudável”, a alfarroba contem 0,7% de gordura e entre os nutrientes e vitaminas presentes estão a vitamina A, que protege a vitalidade da pele, dos ossos e da visão, e vitaminas B1 e B2, que colaboram para o funcionamento do sistema circulatório e nervoso.

– Alimentos fritos por assados ou grelhados

Na alimentação, praticamente todo alimento que é frito pode ser assado sem perder o sabor. Por isso, na hora de colocar a mão na massa, opte pelos grelhados, feitos na chapa ou no forno com um pequena quantidade de azeite ou mesmo um pouquinho de água. Além disso, os alimentos assados são mais ricos em nutrientes e vitaminas do que os alimentos fritos.

– Sal comum por sal de ervas

O sal é capaz de realçar o sabor e dar um gostinho a mais na comida, entretanto, o abuso do ingrediente e a grande quantidade de sódio podem trazer problemas a saúde. Para manter o sabor de forma saudável, experimente trocar o sal por sal de ervas. A mistura é simples e acumula os efeitos benéficos das plantas que podem variar de acordo com a preferência de cada um. Para o preparo coloque num recipiente de vidro 10 gramas de: alecrim, manjericão, orégano, salsinha e 100g de sal. Essa mistura é leve e perfeita em todas as receitas.

– Tempero pronto por tempero caseiro

Com grande teor de sódio e toxinas, os temperos prontos prejudicam qualquer dieta e a saúde daqueles que tem pressão alta. Para deixar a comida saborosa e rica em propriedades e nutrientes naturais que tal trocar o tempero pronto pelo caseiro? Receita antiga, o tempero caseiro é fácil de fazer e perfeito para quem opta por ingredientes leves na hora de preparar a refeição. E ai, vamos trocar?

Foto: Shutterstock

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