Vitamina A: para que serve?

Data da postagem: 27 de janeiro de 2014

A Vitamina A é um dos mais importantes nutrientes para o nosso organismo. Também conhecida como retinol, a vitamina é essencial para a visão, ossos, dentes e pele.

A Vitamina A é apresentada em duas categorias: animal e vegetal. A primeira é encontrada no leite e derivados, fígado, gema do ovo e peixes.  A segunda, por sua vez, pode ser consumida através do azeite de dendê, frutas e vegetais amarelos e laranjas, bem como folhas verdes escuras.

Benefícios

A Vitamina A tem ligação direta com a qualidade da visão, desenvolvimento ósseo e dos dentes, proteção da pele e da mucosa, fortalecimento do sistema imunológico, ação antioxidante e saúde capilar.

Deficiência de vitamina A

A deficiência desta vitamina no organismo traz sintomas como cegueira noturna, sensibilidade à luz, redução do olfato e do paladar, ressecamento da córnea, inflamação da pele, estresse e risco de infecções.

Atenção no preparo

A vitamina A é sensível ao calor. A exposição solar e o aquecimento aceleram a perda de suas propriedades, sendo assim, o ideal é comer alimentos crus ou evitar cozimentos muito longos.

Imagem: www.shutterstock.com

Categorias: , , , , ,